sábado, 31 de janeiro de 2009

A vida de filho de militar

A vida de militar, principalmente oficiais, é uma coisa muito louca, fora do comum, surreal pra este mundo. E consequentemente a vida de filhos de militares também é algo bem estranho.

Tempos atrás os militares ganhavam muito e tinham toda aquela pompa de ser da alta sociedade, depois isso mudou, os militares passaram a ganhar menos e mais depois a pompa foi perdida também. Mas ainda hoje toda aquela formalidade ainda existe. Cerimonias, hierarquias, respeito (mesmo que seja meio forçado), protocolos, todas aquelas medalhas, condecorações e etc. E pra falar a verdade, acho isso tudo muito legal. Faz a vida, pelo menos em algumas ocasiões, ter aquele clima histórico de corte e tal. Viver todo tempo assim é tosco, mas ocasionalmente pode ser bem divertido. Os filhos de militares têm a oportunidade de viver esses tipos de experiências que poucos podem.

Ser filho de milico é estudar em 27 CM´s, conhecer gente em todo canto do país e do exterior. É odiar ter que se mudar de 2 em 2 anos, morar em PNR´s velhos ou em vilas fechadas protegidas 24 horas por soldados. É ter vários traumas e não se apegar facilmente a pessoas ou lugares. É não ter amigos de infância. É ter traumas com suas transferências de faculdades e colégios, e ter conquistar (ou não) sempre novas amizades. É aprender a amar o país como todo e conhece-lo como um todo. É sobreviver com mesadas cretinas. É ir em festinhas dos Círculos Militares, clubes e etc. É desfilar uniformizado marchando com espada, fusil ou nada no 7 de setembro com muitas pessoas olhando e aplaudindo. É saber o hino à bandeira de cor, vibrar ao escutar a Canção do Expedicionário, cantar com facilidade o hino da independência e sentir um arrepio na nuca ao cantar o hino nacional. Saber até o hino da arma do seu pai. É gritar Zum Zaravalho com naturalidade. É se confundir com o bando de siglas que falam quando seu pai conversa com amigos. É conviver pouco com avós, tios e primos. É sentir saudade de alguém constantemente. É pagar diária barata em hotéis de transito por todo Brasil. É mudar para o exterior e fazer parte do corpo diplomático, ser convidado pra assistir desfiles no palanque junto ao presidente do país amigo e ir a um jantar com o presidente do seu país. É ser zuado por causa da ditadura. É se abster de opinar sobre a anterior porque, afinal, você não viveu naquela época. É perder muito tempo de convivio com seu pai porque ele teve que ficar mais tempo no quartel. E mais que tudo, é ter orgulho do seu pai ao ver quantas pessoas o admiram de verdade.

Ser filho de militar é isso, viver muitas experiencias, boas ou ruins, que a maioria das pessoas não sonharia em viver.

4 comentários:

Comentador Fiel disse...

As vezes eu acho que você nasceu no tempo errado Six.

ps: engraçado, não sou filho de militar e passei por coisas parecidas, acho que por mais que eles neguem, voc~e vira um pouco militar no CM

Daniel Seixas disse...

Já disse isso do tempo em outro tópico. Percebi isso tem um bom tempo.


No CM não se vira militar mesmo. Mas acho que vira um pouco filho de militar.

Roses disse...

me pareceu glamurosa essa vida agora... mas como todo galmour tem seu preço!
imaginei as piadinhas sobre a ditadura agora..
ahaeuaheua!

oh vida!

Débs disse...

nossa, que post mais emocionante, Daniboy! ;_;
aah, eu admiro muito isso, muitas oportunidades de falar com pessoas de diferentes lugares, de saber o que elas pensam sobre a vida, sobre Deus! Saber o que cada lugar tem de bom, e saber que seu pai é importante pro país e tals..
definitivamente NÃO SEI como é, mas imagino que deve ser very nice ;)