sexta-feira, 18 de abril de 2008

As Tartarugas Ninjas e o Renascimento.

Todos nesse mundo já ouviram sobre a relação entre as Tartarugas Ninjas e o movimento renascentista do século XV, os nomes, Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatelo. Mas já que se faz essa comparação, porque não ir além? Sim, caros leitores, há muito mais que relaciona os dois! Vamos lá

Vamos começar das origens. As Tartarugas Ninjas vivem onde? Exato, no esgoto e o mestre Splinter é o que? Isso mesmo, um rato. As Tartarugas sujiram do esgoto, no meio de muitas doenças, ratos e doenças transmitidas por ratos. De igual maneira o renascimento começou praticamente após o desastre da peste negra na Europa. o.O

Lembram do Destruidor? Se repararmos bem, a armadura dele parece uma mistura de roupa de ninja com uma armadura MEDIEVAL. As Tartarugas lutam contra o medieval e o renascimento estava criando pensamentos, cultura e arte se opondo às tradições da Idade Média.

As Tartarugas tinham uma amiga chamada April O' Neal que era jornalista, isso nos lembra o jornal que por sua parte nos lembra da prensa que é a maior invenção da época do renascimento.

E por último, depois de uma noite de muita luta contra o mal, o que eles iam fazer? Comer pizza! E de onde a pizza veio? Da Itália, o principal país participante do movimento renascentista.

Com um pouco de criatividade (e forçando um pouco a barra) poderiamos também relacionar cada umas das Tartarugas com o artista correspondente, em relação à personalidade e tal. Mas tô com preguiça, então vou ficar por aqui.

Há braços.


BÔNUS: Como as Tartarugas Ninjas foram criadas.
"Tudo começou numa noite de 1984, quando os quadrinhistas Kevin Eastman e Peter Laird amargavam o insucesso de seus personagens bebendo cerveja em frente à TV. Entediados, começaram a brincar de duelo de esboços, e, em certo momento, Eastman desenhou uma tartaruga de máscara parecida com Rambo, empunhando uma espada. Laird achou graça e fez uma versão modificada. Então eles pensaram: "Por que só uma e não quatro?" Eastman desenhou quatro tartarugas, cada uma com uma arma diferente e disse: "Vamos chamá-las de Teenage Mutant Ninja Turtles (Tartarugas Ninja Mutantes Adolescentes)". Para completar a gozação, cada personagem foi batizado com um nome de um pintor italiano renascentista, Leonardo, o líder; Raphael, o rebelde; Donatello, o guerreiro e inventor e Michelângelo, o farrista. Mais tarde, sóbrios, os autores viram que aquilo era tão ridículo que poderia fazer sucesso. E como fez, as "Tartarugas Ninja", uma sátira às revistas como "Ronin"e "Lobo Solitário", aos súper-heróis com poderes mutantes e aos filmes de artes marciais se tornou rapidamente o título independente de maior vendagem."














5 comentários:

Comentador Fiel disse...

ainda bem que eles nunca usam o primeiro desenho...

.roma jr. disse...

Enfim um blog que informa coisas legais.. o meu, tadinho, não tem visitação nem comentário algum. Não sabia sobre as tartarugas ninjas, muito interessante... :D Agora o Leonardo, Rafael, Michelangel e Donatello não saem da minha cabeça... Thanks a lot!!!

ativistabiscate disse...

Ei tudo bom?
Estamos fazendo um trabalho sobre intertextualidade entre As Tartarugas ninjas e o renascimento, será que poderia entrar em contato comigo para esclarecer algumas coisas sobre isso? beijos. (Paulagomez21@gmail.com)

Blu disse...

Maneiríssimo!

Débs disse...

vc me surpreende com esses posts! k
dei pala :B