quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Semana do Cristianismo


O que é isso?
É um evento sem fins lucrativos de caráter pedagógico, científico e cultural organizado pela Aliança Bíblica Universitária (ABU) de Belo Horizonte. Acontecerão apresentações artísticas, oficinas, palestras e debates que visam a discussão e divulgação da história, cultura e ética cristã relevantes no meio acadêmico. A Semana do Cristianismo será realizada em sua maioria no campus da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mas por quê?
No meio acadêmico, pouco se fala sobre o Cristianismo e sua relevância científica, cultural e social e sua importância na vida de cada indivíduo. Assim, o tema é muitas vezes mal compreendido na universidade. A Semana do Cristianismo é motivada por essa necessidade de abordar temas cristãos relacionados à realidade, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais. Uma semana como essa abre oportunidades de se refletir sobre a relação universidade-sociedade e proporciona momentos importantes de interação entre alunos, professores e funcionários participantes.
A Aliança Bíblica Universitária de Belo Horizonte encontra também inspiração em movimentos semelhantes em outras universidades, como a Semana da Esperança, promovida a cada dois anos pela Aliança Bíblica Universitária de Viçosa na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esse evento surgiu como resposta aos altos índices de suicídio, depressão, alcoolismo e dependência de drogas na universidade. Outros eventos similares acontecem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em outras instituições renomadas no Brasil.

E pra quê?
Contribuir para a formação do indivíduo por meio da abordagem de princípios cristãos;
• Promover discussões sobre o pensamento cristão, sua influência na sociedade e na ciência;
• Incentivar a reflexão sobre a importância da vida e a razão da existência humana;
• Proporcionar momentos de lazer por meio de apresentações urais;
Expor e divulgar a cosmovisão do Cristianismo.


3 comentários:

Comentador Fiel disse...

Parece interessante, pena que eu moro longe.

Daniel Seixas disse...

Sim, uma pena. =[

Vão ser palestras bem interessantes. Visões diferentes do que normalmente escutamos.

Pabline Felix disse...

qu blog massa!
e falando da Semana, então... fiquei feliz!