sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Doar sangue é legal.

Hoje eu tava pela rua resolvendo um problema pra minha irmã quando passo por um hemocentro. Havia tempo que estava pensando em fazer isso, mas nunca fazia.
Desta vez eu fui, entrei peguei senha, esperei, respondi várias perguntas pro médico sobre como eu sou BV, nerd e não transão, fiz um lanche e fui pra cadeira/cama pro momento ápice da tarde.

A agulha tinha quase dois centímetros de diametro! Doeu um pouco quando tava entrando, mas nada demais. Fiquei tentado a falar "Cacete de agulha!" mas a enfermeira não tinha muita cara de quem acessa o Youtube. hahaha. Ela só ia me olhar estranho.

Depois de alguns minutos lá e 450ml de sangue a menos, saí de boa andando marotosamente pela cidade.

Mas o que mais me marcou hoje foi uma frase que li num mural na sala de espera. Ela dizia: "Doar sangue é um dever moral de quem tem o privilégio de ser saudável.".
Nunca tinha visto doação ser tratada assim, e é verdade. Com o tanto de restrições de peso, medicamentos, doenças passadas, alimentação e etc e etc para garantir a qualidade do sangue, ter a saúde bem o suficiente para ser apto a doar é todo um privilégio. E por que não compartilhar isso, não é?

Fica aí a dica, quem puder, vá doar sangue.

Frase do dia:
"Cacete de agulha!"
By um doador voluntário e feliz.

4 comentários:

Comentador Fiel disse...

não posso doar porque já tive hepatite =(

Daniel Seixas disse...

Liga não... Você vai salvar centenas de vidas de outras maneiras. ;D

Unknown disse...

Eu já doei sangue! :] Eu tava doida pra fazer 18 e poder doar... Aí o filho recém-nascido de um ex-professor meu precisava de doadores, então eu fui. Foi uma boa experiência... Já deu 3 meses que ocorreu, então posso doar de novo :] Daqui dois meses você pode também.

Débs disse...

AAH, que massa! te incentivo a fazer uma outra coisa: se cadastrar no REDOME!
É pra doadores de medula óssea, que é beeem mais dificil de se achar doador..existe um projeto chamado "Salva-Vidas" e que incentiva esse cadastro.
Já que ainda sou uma criancinha, não posso me cadastrar e nem doar :/
mas vc deveria ;) /fikdik