sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Herói



Heróis são aquele capazes de atos altruístas. Não são os que têm super-poderes, já que sabem que nada os atingirá. Os verdadeiros são os que sacrificam seu tempo, dinheiro e saúde em favor de outros, sem esperar nada.

Conheci um herói de carnde e osso. Ele não voava, não tinha super força ou visão de calor. Os únicos super-poderes que tinha eram: a determinação, a compaixão, a força de vontade, o amor e o caráter. Coisas que todos nós, se quisermos, podemos ter.
Ele me contou suas aventuras de tempos passados. Me relatou como sofreu lutando contra o racismo, de sua origem lusitana, quando queria casar-se cim a que sia família denominava de negrinha. Mas não desistiu, casou-se e, por isso, foi deserdado pelo pai que praticamente o esqueceu.

Lutou, como poucos fariam, para sustentar a recém formada família. Foi mecânico de automóveis e de maquinaria pesada, vendedor entre muitos outros empregos. Até que ingressou na Polícia Militar como soldado. Sendo inteligente, foi aprovado no concurso para sargento enfermeiro com louvor. E nesse quadro seguiu sua carreira com muita honra e carinho até capitão. Trabalhava em até três hospitais diariamente, ajudando iguamente o soldado baixo como o oficial superior. Assim conquistou muitos amigos e admiradores e sua fama de herói foi mais e mais confirmada.

Teve dois filhos homens, que apesar de sua dorma rude de ser, criou com todo amor. Os garotos cresceram, casaram-se e tiveram seus prõprios filhos, um casal de cada. Netos amados que amoleceram mais coração deste, agora idoso, herói.
Já com muitos anos de idade e com a saúde debilitada, por haver descuidado de si enquanto cuidava de outros, continuava com seus pequenos grandes atos. Ajudava a muitas pessoas, muitos que a própria família não tinha conhecimento. Dezenas de pessoas dependiam daquele velho herói.

Ele exercia o lugar de patriarca que tinha. Graças a ele toda a família, que se encontrava sempre geograficamente afastada, ainda se unia por completo todos os anos. Todos viam nele um grande exemplo de luta contra as doenças, exemplo de caráter.
Essa terça-feira o herói não resistiu mais às inúmeros complicações que o seguiam no passar dos últimos 21 anos. Uma grande comoção ocorreu entre os conhecidos. Todos em luto pela morte de um grande homem. A capela do cemitério lotou. Era facilmente observada a diferença de quantidade de pessoas na capela 4 e nas outras. Muita gente que eu nem conhecia me abraçava chorando a perda.

Porém uma pessoa em particular me chamou a atenção; uma mulher, de parentesco um pouco distante, veio até mim, me abraçou e disse no meu ouvido: "Perdemos nosso herói". Nesse momento eu também não aguentei e chorei como havia tempo que não chorava. A família já não será a mesma.

Pra falar a verdade, minha ficha não caiu totalmente ainda. Dizem que leva algum tempo. Só sei que vou sentir muitas saudades do meu herói, vô Roberto.


Frase do dia:
Dandan das candongas!
Vô Roberto

8 comentários:

Comentador Fiel disse...

Sabe o que é interessante, a gente nuca percebe a grandeza dos nossos atos.

Penso que seu avô achava que não fazia mais do que a obrigação, ajundando a todos como podia... A se todos cumprissem suas obrigações.

Espero que ele esteja em um lugar digno de tudo o que fez.

Meus pêsames e boa sorte na prova do IME (vai fazer né?)

Rábula disse...

é o fim inevitável. Até mesmo dos heróis.

Roses disse...

vejo nobreza nele.
vejo força, vontade, respeito.
vejo qualidades adimiráveis e coragem, dignidade.
vejo confiança em vc, na sua gratidão, no seu reconhecimento.
sinto muito, fica bem, tah?!
=**

Bruna Pereira disse...

Esses sim são os verdadeiros heróis!
Ai ai, se eu pudesse estar perto do meu velhinho mineirinho agora...
Uma das poucas pessoas que eu realmente amo na minha vida.
Estou sentindo muito pela sua perda, que você fiquei melhor...
ai ai cara, como isso deve doer.
=/

Natália disse...

Não vou mentir, a dor não passa, vc vai sentir falta dele todos os dias, mas as memórias consolam, e os sonhos que vc vai ter tb. Força, e heróis vivem pra sempre.

PS: Darcy é um sobrenome inglês, não é nome de menina ¬¬

Pedro Ivo disse...

É... A gente não dá valor nos nossos heróis ordinários, só os extraordinários nos chamam atenção, só que estes são os do cinema.
Mas, enquanto ao nosso herói interior, em que o valorizamos?
...

Patrícia Colmenero disse...

hum...tava chutando que era o seu pai ;)
e a biografia da amy tá light por enquanto
ela parece uma garota engraçada q só quer se divertir. acho que as drogas vieram com a insegurança
mas dei uma parada para ler into the wild

Débs disse...

primeiro: vc escreve suuper bem! fiquei pasma :O
segundo: historia linda, que não acabou, vive em vcs (familia) que vão levar aos seus filhos e netos a nobreza desse homem.

se inspire nele, Daniboy..