sábado, 9 de agosto de 2008

Tribos arredias

Índios isolados são destaque nacional Eles foram vistos pela primeira vez em um sobrevôo feito pela Funai e tudo indica que nunca tiveram contato com “brancos”.
Índios de comportamento arredio que vivem em uma região do Acre, próximo ao Peru, há pelo menos 90 anos, foram fotografados pela primeira vez, por um grupo de funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai).
A notícia veio à tona por meio da agência BBC e foi veiculada com destque em quase todos os jornais on line no início da tarde de ontem. De acordo com a agência, as fotografias foram feitas durante uma missão da Funai, que incluiu um sobrevôo à região isolada.
O grupo indígena flagrado se assustou com a presença do avião e reagiu a flechadas, mas não conseguiu atingir o grupo que sobrevoava a área. Fonte

E a gente acha que já viu tudo nessa Terra...
Muito doido imaginar que nesse mundo totalmente globalizado ainda existam tribos e pequenos povos que ainda estejam virgens em relação o nosso estilo de vida.

Dá até um pouco de medo ver essa foto, parece coisa de filme de índios canibais e tal.
Muito louco também é imaginar como deve estar a cabeça deles depois da passagem desse avião. Eles nunca tiveram contato com o homem branco e do nada passa um pássaro gigante, prateado, que não bate as asas e faz um barulho totalmente diferente dos sons dos pássaros comuns.

Mas de alguma maneira acho que talvez eles sejam dignos de inveja. Eles não se preocupam com uma pá de coisas que nós nos preocupamos. Eles plantam, caçam, pescam, comem, cantam, daçam, se reproduzem, e o melhor: contam para os outros índios da aldeia como venceram, apenas com flechas, a besta voadora que queria atacar a aldeia. Já ouvi uma história de que os índios no Brasil atiravam flechas em direção ao Sol quando havia eclipse porque um mostro gigantesco o estava devorando. Imagina o dialogo:
- O que você fez hoje?
- Ah... eu fui até o monte com os outros guerreiros e salvamos o deus Sol com nossas flechas.
Muito doido isso. A inocência pode ser muito legal.

7 comentários:

Comentador Fiel disse...

essa notícia é meio old não.

aliás, eles acharam essa tribo pelo "google maps".

Também acho que eles vivem melhor, afinal a sociedade só serve para trabalharmos em empregos que não gostamos para comprar coisas que não precisamos.

Daniel Seixas disse...

Sim, é old. Mas eu queria comentar sobre.

V. disse...

É, é meio antiga.
Fiquei de cara quando vi as imagens no jornal. Deu medo.
Eu deveria saber mais sobre isso e saber sobre o que comentar, sei lá, me acho na obrigação por ser descendente de indígenas, mas nunca me importei com essas coisas.
Não acho que eles sejam dignos de inveja. Não vou explicar porque não sairá algo inteligente e convincente, mas fica no ar. uiaehoeahhaei
Nunca faço um comentário decente.

Unknown disse...

Que interessante.
Adoro cultura e acho que se o homem não inventar de "cvilizar" o lugar,(o que é quase improvável)tudo poderia se tornar o fundamento maior de nossa nação. Língua, forma de viver, histórias e lendas.
Como gostaria de estar lá pra ver.
Tudo de bom!!!o//

Fabi disse...

você com suas teorias. hauhauha
depois diz que não posta coisas legais.
me identifico com os índios.

Bruna Pereira disse...

Antiga, mas muito boa!
Nossa já fiz um texto sobre essa notícia, é muito fera.
é algo tão extraordinário que é digno de horas e horas de pensamentos.

Débs disse...

Inveje Fortemente pq irei ser missionária em estágio em tribos indígenas e vc não! k
[tb ore pra que eles não sejam canibais :P ]